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Tensões entre ritmo e descrição de ambientes em o jardim das confidencias, de Ribeiro Couto

Processo: 12/18173-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Francine Fernandes Weiss Ricieri
Beneficiário:Thiago Rodrigues Batista
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Poema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imagens | O Jardim das Confidências | Penumbrismo | Ribeiro Couto | ritmo | Poesia do início do século XX

Resumo

O presente projeto se propõe analisar uma seleção de poemas constantes do livro O Jardim das Confidências (1921), do poeta santista Rui Ribeiro Couto. A historiografia costuma aproximar o escritor das tendências literárias mais ou menos indistintas, que proliferaram no início do século XX. Não faltam críticos, contudo, que lhe atribuam procedimentos associáveis aos primeiros poetas modernistas, a partir da referência a traços presentes em seu estilo poético. Mais especificamente, não faltam abordagens que discernem em seus escritos contribuições históricas afins com o que teria sido a posterior conquista de uma dicção modernista. Sem endossar uma perspectiva que sustente a possibilidade de uma literatura "pré-modernista" no sentido teleológico de antecipação de projetos que lhe são posteriores, o estudo pretende explorar analiticamente os rendimentos propriamente poéticos obtidos por Ribeiro Couto no livro em questão, a partir de duas constituintes técnicas em específico, examinadas a partir de análises detidas dos poemas selecionados. A primeira diz respeito aos aspectos estabelecedores do ritmo poético em cada poema analisado e no conjunto do livro em estudo. A segunda volta-se para o plano da fatura das imagens particulares ou recorrentes nos poemas selecionados, especificamente quanto aos elementos relacionados à figuração espacial, que denominaremos "descrição de ambientes". Para finalizar o trabalho, fica prevista uma tentativa inicial e sumária (que pode eventualmente ser desenvolvida em outro momento) de leitura geral da obra, com o intuito de observar possíveis princípios de organização do livro como um todo, considerando inferências e sugestões anotadas a partir da análise dos poemas examinados. (AU)

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