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A formação de educadore(a)s para o ensino de folclore infantil: análise documental do curso de pedagogia da UNESP de Marília

Processo: 12/19677-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Nattany Ribeiro de Morais
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Folclore infantil   Cultura (sociologia)   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura | Educação | Folclore Infantil | formação de professores | formação de professores

Resumo

O presente projeto de pesquisa é decorrente da nossa crença de que o homem possui necessidades orgânicas, biológicas, fisiológicas, mas o modo como o homem satisfaz essas necessidades depende da cultura e da herança ao qual está inserido. Sendo assim, o homem necessita aprender as habilidades que poderá desenvolver, pois ele não nasce com essas habilidades, personalidade e inteligência pronta, é o que difere do animal, que nasce com instinto e habilidades pré-determinadas. Já para o ser humano é necessário que lhe sejam dadas condições, sobretudo em processos educativos, que lhe sejam apresentados aspectos da sua cultura, para que possa haver um processo de apropriação. Nesse sentido, o presente projeto de iniciação científica tem como objetivo geral a identificação, reunião, seleção e análise de aspectos sobre a formação de professores acerca do trabalho com o folclore infantil. O corpus privilegiado para análise constituir-se-á dos projetos político-pedagógicos do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Unesp - Campus de Marília. Tal preocupação surge do fato de acreditarmos que os projetos político-pedagógicos evidenciam aspectos da identidade de um curso e, portanto, revelam aspectos acerca do futuro professor que constituirá nossa sociedade. Temos buscado embasar a pesquisa no conceito de cultura, pois o folclore está intimamente ligado à tradição e à cultura. Também, buscaremos analisar aspectos legais sobre a inserção no ensino para crianças dos temas e conteúdos da cultura brasileira e, em decorrência, do folclore infantil. (AU)

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