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As contribuições da Pedagogia Profunda para a prática educativa no cotidiano escolar: um estudo de caso

Processo: 12/10398-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Bruna Laselva Hamer
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Prática profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação para a Diversidade | Jung | Pedagogia Profunda | prática educativa | Prática docente

Resumo

O presente projeto se delineou a partir da necessidade de reconsideração dos propósitos da educação e do sentido do processo de escolarização. Os debates atuais sobre a educação apontam grande dificuldade dos sistemas educativos em proporcionar um ensino de qualidade, respeitando a heterogeneidade e a individualidade na comunidade escolar. Quase sempre as características singulares dos educandos são desconsideradas, visto que muitas escolas ainda estão pautadas em padrões de homogeneidade. Neste contexto, a escola se depara com o desafio de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam, sendo necessário começar a pensar numa renovação da estrutura educacional. Dentre as diferentes propostas que buscam romper com um modelo tradicional de ensino, a Pedagogia Profunda se constitui em uma, a qual considera a criança com suas múltiplas dimensões (corporal, intelectual, psicológica, afetiva, espiritual). Seu eixo teórico se baseia no pensamento de Carl G. Jung e por isso abrange o inconsciente. Não propõe uma metodologia de ensino, mas um aprimoramento do educador, de sua visão de ser humano e da criança. Esta pesquisa destina-se a analisar a aplicação dos pressupostos da Pedagogia Profunda na prática de uma professora em formação nesta perspectiva e avaliar o quanto ela favorece o trabalho pedagógico ao considerar a singularidade e diversidade presentes na sala de aula. A coleta de dados será desenvolvida em uma escola municipal de educação infantil, por meio de observação da prática docente, entrevistas com a professora e análise documental em oito sessões durante o primeiro semestre de 2013. A análise dos dados será realizada por meio da análise do conteúdo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HAMER, Bruna Laselva. Amoras e jabuticabas: raízes e frutos de uma Pedagogia Profunda para todos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.