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A Atividade Discente na Universidade: Os impactos da Produtividade Acadêmica na Formação dos Estudantes

Processo: 12/19079-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Beneficiário:Maisa Aparecida de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desempenho na Universidade | discente | Ensino Superior | Produtividade Acadêmica | Estudante Universitário

Resumo

A universidade é considerada como ponte indispensável para a obtenção de prestígios social e econômico, na qual acontecem trocas de informações, experiências e saberes, estabelecendo intercâmbio permanente entre cientistas, técnicos, docentes e discentes. Contudo, a universidade tem se tornando cada vez mais instituição administrativa pautada nas noções de produtividade, estruturada por estratégias de eficácia organizacional, descaracterizando-se de sua função social e autoavaliativa. No estudo sobre ofício da discência na universidade compreendeu-se que a discência está associada às funções do aprender, do conhecer e do produzir, limitadas pelas demandas curriculares instituídas. Diante de inferências, objetiva-se analisar a atividade discente no espaço universitário, privilegiando a discussão dos impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes, na qual se problematiza as dimensões social, ética e política da universidade, direcionadas para os espaços interpessoais de socialização, de formação e de atuação dos estudantes no cotidiano acadêmico. A pesquisa será realizada na UFSCar - Campus São Carlos, tendo como sujeitos seus discentes, utilizando-se a aplicação de questionário a uma amostra de 120 estudantes dos três Centros de Ciências e a realização de grupos focais com 20% da amostra inicial. Opta-se pela abordagem qualitativa e pela análise por meio do processo de categorização dos conteúdos semânticos fundamentados em aportes teóricos de perspectivas críticas. Espera-se que os resultados da investigação possam caracterizar a atividade discente no que se refere aos impactos da produtividade acadêmica na formação dos estudantes balizada na atual conjuntura de mudança do capitalismo flexível no Ensino Superior.

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