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Percepção de crianças de faixa etária escolar acerca do seu diagnóstico de Câncer

Processo: 12/19984-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Silvia Regina Brandalise
Beneficiário:Ana Laura Martins Mendes Mercadante Becker
Instituição Sede: Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr Domingos A Boldrini (CIB). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Quimioterapia   Percepção (psicologia)   Crianças   Diagnóstico de câncer   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | câncer | criança | Desenho | percepção da doença | Psicologia da Arte

Resumo

A experiência do Câncer altera o modo como a criança se enxerga, o seu ponto de vista sobre si mesma, e a sua relação com as outras pessoas. Destaca-se também o desenvolvimento de problemas psicológicos e comportamentais. Nesse âmbito, a identificação das crianças que vão necessitar de serviços adjuvantes, como acompanhamento psicológico, é essencial para se oferecer um tratamento integral. Neste contexto, o presente estudo visa compreender a percepção infantil acerca do seu diagnóstico de câncer, avaliando as variáveis cognitiva, emocional e social, para que, dispondo desse conhecimento, possa ser aprimorado o cuidado médico e psicológico oferecido a essas crianças. Para tanto, será realizado estudo longitudinal analítico descritivo com um grupo de 30 crianças de faixa etária escolar (6 a 10 anos), pacientes do Centro Infantil Boldrini, que tenham o diagnóstico de câncer confirmado. Essas crianças, selecionadas previamente pelo serviço de psicologia do Boldrini, serão acompanhadas por ocasião do início do tratamento quimioterápico e serão incentivadas a fazer desenhos livres. Posteriormente, serão realizadas entrevistas individuais com as crianças doentes, com foco na interpretação dos desenhos realizados por elas. Os desenhos coletados, assim como as entrevistas transcritas, serão analisados pela aluna pesquisadora com apoio de outros profissionais. Será feita a interpretação desses recursos de expressão com a finalidade de entender a construção de sentidos e a percepção da criança acerca de sua doença.(AU)

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