Busca avançada
Ano de início
Entree

Pagamento por serviços ambientais: a produção de água como uma nova função da agricultura familiar na Mata Atlântica do sudeste brasileiro.

Processo: 12/13387-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Moruzzi Marques
Beneficiário:Rafael Eduardo Chiodi
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar   Políticas públicas   Desenvolvimento rural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agricultura familiar | Multifuncionalidade da agricultura | Pagamento por Serviços Ambientais | Politicas Públicas | Desenvolvimento rural

Resumo

O rural está deixando de ser percebido apenas como espaço de produção agrícola para ser encarado como detentor de múltiplas funções de interesse geral da sociedade. O reconhecimento de funções sociais, ambientais e culturais da agricultura faz com que a população rural esteja no foco de novas políticas públicas de desenvolvimento. O enfoque da multifuncionalidade da agricultura busca construir um aparato teórico-metodológico para compreender essas funções e dar subsídio à formulação e avaliação dessas políticas. Dentre estas políticas, a de Pagamento por Serviços Ambientais de Conservação dos Recursos Hídricos (PSA-Água) se destaca por reconhecer a proteção dos recursos hídricos como uma função do rural. Dessa forma, este projeto propõe umareflexão em torno do debate da multifuncionalidade da agricultura, apresenta o cenário atual dos projetos de PSA-Água implementados na porção Mata Atlântica dos estados da região sudeste do Brasil e demonstra a utilidade de se avaliar estas experiências com vistas ao desenvolvimento rural sustentável. Propõe-se aqui, realizar uma pesquisa que terá como base o estudo de caso de projetos de PSA-Água em fase de implementação nesta região, buscando reconhecer em que medida é promovida a multifuncionalidade das unidades familiares rurais envolvidas nos projetos. Assim cabe, pesquisar os arranjos institucionais e analisar como cada projeto impacta estas múltiplas funções. Acredita-se que esta pesquisa possa clarear de forma inédita e consistente os efeitoseconômicos, sociais, ambientais e culturais do PSA-Água sobre a agricultura familiar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHIODI, Rafael Eduardo. Pagamento por serviços ambientais: a produção de água como uma nova função da agricultura familiar na Mata Atlântica do sudeste brasileiro. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.