Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma problematização foucaultiana das políticas públicas para crianças e adolescentes no Brasil

Processo: 12/20974-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Sílvio José Benelli
Beneficiário:Igo Gabriel dos Santos Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Genealogia   Instituições   Crianças   Adolescentes   Bibliografias   Análise documentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | crianças | genealogia | instituições | Politicas Públicas | Psicologia Social | Políticas públicas

Resumo

Pretendemos realizar uma problematização foucaultiana das políticas públicas para crianças e adolescentes no Brasil, analisando documentos e bibliografia sobre o tema. Vamos colecionar documentos oficiais sobre a política pública para crianças e adolescentes nos sites do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e de outros estabelecimentos institucionais da área. Também realizaremos um levantamento bibliográfico sobre o tema em bancos de dissertações e teses de algumas universidades brasileiras sobre o assunto. Pretendemos nos apropriarmos do método genealógico de Foucault, aprofundando nossos estudos sobre esse autor. De posse dessa ferramenta teórico-técnica, queremos estudar o discurso oficial que permeia as propostas da política pública para crianças e adolescentes no país, procurando detectar as intersecções entre saberes, poderes e produção de subjetividade nesse campo particular. Investigaremos os pressupostos políticos, pedagógicos, psicológicos, éticos e sociais que constituem esse discurso e as instituições e práticas sociais que eles pretendem plasmar na realidade social brasileira. Queremos mapear a produção da subjetividade no campo da política pública para a criança e o adolescente na atualidade brasileira.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)