Busca avançada
Ano de início
Entree

Propaganda política eleitoral: metamorfoses do discurso político na web

Processo: 12/21815-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Vanice Maria Oliveira Sargentini
Beneficiário:Geovana Chiari
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Propaganda política   Eleições (processo político)   Discurso político   Web sites   Análise do discurso   Análise linguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso Político | Eleições | Sites | Análise do Discurso

Resumo

Este projeto tem o objetivo de investigar o funcionamento dos discursos políticos veiculados nos sites dos principais candidatos ao cargo de prefeito do município de São Paulo, dentre eles: José Serra, Fernando Haddad e Celso Russomanno, referentes ao período pré-eleitoral das Eleições 2012. Analisaremos esses sites de modo comparativo com os sites dos candidatos à presidência, nas Eleições, pleito 2010, a fim de observar as transformações ocorridas, no tocante às estratégias utilizadas, recursos verbais e imagéticos, dentre outros aspectos, fundamentando-se na teoria da Análise do Discurso de linha francesa. Como os sites tornaram-se interativos, e de alguma forma se confundem com os blogs ou a eles se superpõe, pelo fato de poderem ser atualizados a qualquer momento, o programa de governo, bem como as ações divulgadas pelos candidatos nos sites, assumem novos formatos, amplificados pelos recursos verbo-visuais disponibilizados por essa mídia. Tais características presentes, na contemporaneidade, no discurso político demandam análise para que se possa compreender como as novas tecnologias interferem no modo de constituição e formulação do discurso político.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)