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Avaliação do método de texturização por retificação

Processo: 12/10875-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eraldo Jannone da Silva
Beneficiário:Kelvi Gomes de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Retificação   Rebolos   Mancais hidrodinâmicos   Usinagem   Avaliação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:mancais hidrodinâmicos | Rebolos | Retificação | Texturização | Retificação

Resumo

Atualmente o processo de texturização em peças metálicas tem sido de grande importância no mercado, com o aprimoramento e precisão cada vez maior na usinagem de peças, métodos como esse proporcionam um menor desgaste e perda de energia. Com isso é de suma importância à pesquisa de novas técnicas de texturização, que permitam criar padrões superficiais na peça durante o próprio processo de usinagem convencional, sendo uma vantagem competitiva aos métodos atuais de texturização de peças (laser, etching e litografia). Esses introduzem uma etapa adicional ao processo de fabricação dos componentes, sendo que, em muitos casos, de baixa produtividade. As texturizações de peças por processos de retificação podem trazer benefícios para elementos de máquinas quando da sua operação em serviço. Supõe-se que eixos com superfícies de mancais hidrodinâmicos texturizadas por retificação possam apresentar melhores resultados em serviço, em virtude da introdução de padrões geométricos definidos pelo projetista e transferidos à peça durante a usinagem convencional. Um exemplo dessa aplicação seria a introdução de padrões em eixos-virabrequim automotivos, visando uma melhor capacidade de carga, menor geração de calor por atrito e precisão de giro através da introdução de padrões pré-definidos. Como impactos diretos espera-se o aumento da eficiência de motores a combustão gerando consumo reduzido de combustível, o aumento de potência do motor, menores emissões de gases poluentes e maior durabilidade e vida útil do motor. Assim, o objetivo desse trabalho e o estudo da aplicação do processo de texturização por retificação em eixos, avaliando-se o impacto dessas texturas no desempenho em serviço desses elementos. Uma metodologia de avaliação será desenvolvida, visando quantificar o desempenho das texturas selecionadas em serviço. Como resultados espera-se determinar as vantagens operacionais das texturas produzidas por processo de retificação.(AU)

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