Busca avançada
Ano de início
Entree

Programas de estimulação da memória e funções cognitivas relacionadas: opiniões e comportamentos dos idosos participantes

Processo: 12/18329-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Maria Helena Morgani de Almeida
Beneficiário:Andrea Toshye Sato
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Grupos focais   Idosos   Memória (psicologia)   Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grupos Focais | Idoso | Memória | Promoção da Saúde | Treinamento de Memória | Geriatria e Gerontologia

Resumo

Considerando que queixas cognitivas são frequentes em idosos, o Laboratório de Gerontologia do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo / Campus SP (GeronTO), tem oferecido a idosos da comunidade "Programas de estimulação da memória e funções cognitivas relacionadas". Objetivos: a) caracterizar idosos participantes destes programas e identificar opiniões e comportamentos relacionados à sua participação; b) analisar possíveis benefícios desses programas e propor ajustes aos mesmos. Procedimentos metodológicos: estudo prospectivo, qualitativo, por meio do qual serão conduzidos grupos focais, com idosos participantes dos "Programas de estimulação da memória e funções cognitivas relacionadas" desenvolvidos em 2010 e 2011 pelo GeronTO. Estima-se que 56 idosos participem do estudo. Os grupos ocorrerão na FMUSP e cada qual será constituído de no mínimo 4 e máximo 12 participantes. Prevê-se a realização de quatro a cinco grupos em uma única sessão cada, com duração aproximada de duas horas. Os grupos serão conduzidos por um moderador e um moderador assistente, e serão norteados por um roteiro semiestruturado que visa promover discussão sobre o processo vivenciado pelos participantes nos programas, possível influência sobre desempenho e uso da memória no cotidiano, e adoção de práticas de autocuidado relacionadas. Como material de estímulo, será apresentado aos participantes um resumo do conteúdo do programa. Análise dos resultados: os grupos serão gravados em áudio e seu conteúdo transcrito e analisado por meio da análise temática de conteúdo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)