Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificação de superfícies metálicas com filmes Langmuir-Blodgett e automontados poliméricos contendo carbonato de cálcio para aplicações em sistemas osteoindutores

Processo: 12/22689-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ana Paula Ramos
Beneficiário:Marcos Antonio Eufrásio Cruz
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Físico-química de superfícies   Filmes automontados   Filmes Langmuir-Blodgett   Carbonato de cálcio   Osteoindução   Biomineralização   Microscopia eletrônica de varredura   Espectroscopia de absorção atômica   Técnicas in vitro

Resumo

A modificação de superfícies metálicas é empregada com intuito de melhorar as propriedades físico-químicas superficiais dos metais destinados a diferentes tipos de aplicações como, por exemplo, na obtenção de novos materiais para aplicações biomédicas como é o caso dos implantes de substituição óssea. Nesse caso, deseja-se melhorar a afinidade das superfícies por substâncias polares que permitem o crescimento de minerais gerando biomateriais com propriedades osteointegradoras. Nesse projeto, interfaces biomiméticas serão criadas a partir da modificação de superfícies metálicas de aço-inox 316L e titânio com filmes Langmuir-Blodgett (LB) de lipídeos e filmes layer-by-layer (LbL) de polieletrólitos para o posterior crescimento de CaCO3 por meio da exposição a CO2(g). A bioatividade das superfícies após a modificação será avaliada pela exposição a soluções que simulam a concentração de íons no plasma humano: se houver crescimento de hidroxiapatita sobre as superfícies, isto é um primeiro indício de que estas superfícies após implantadas poderão ser integradas ao material ósseo humano. Será avaliada a influência de diferentes matrizes orgânicas no crescimento de biominerais. Os filmes serão caracterizados por microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de absorção no infravermelho, além de análises da massa depositada por camada pela microbalança a cristal de quartzo, da carga superficial por potencial zeta, de molhabilidade por meio de medidas de ângulo de contato e da cristalinidade dos minerais formados por difratometria de raios-X. Os melhores resultados serão selecionados para futuros testes de aplicação in vitro. Pretende-se com auxílio deste projeto obter materiais potencialmente aplicáveis como implantes de substituição óssea.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ, MARCOS ANTONIO E.; RAMOS, ANA P.. Bioactive CaCO3/poly(acrylic acid)/chitosan hybrid coatings deposited on titanium. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 294, p. 145-152, . (12/22689-8, 12/20946-3)
CRUZ, MARCOS A. E.; DE SOUZA, RAFAEL MAGLIA; DIAS, LUIS GUSTAVO; RAMOS, ANA PAULA. Counterion-mediated Ca2+ accumulation on cationic Langmuir-Blodgett films as template for CaCO3 growth. Thin Solid Films, v. 638, p. 433-440, . (12/22689-8, 13/08166-5, 12/20946-3)
CRUZ, MARCOS ANTONIO E.; RUIZ, GILIA C. M.; FARIA, AMANDA N.; ZANCANELA, DANIELA C.; PEREIRA, LOURIVALDO S.; CIANCAGLINI, PIETRO; RAMOS, ANA P.. Calcium carbonate hybrid coating promotes the formation of biomimetic hydroxyapatite on titanium surfaces. Applied Surface Science, v. 370, p. 459-468, . (12/22689-8, 12/20946-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.