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Modelo termodinâmico de um motor de combustão interna com ignição por centelha

Processo: 12/12300-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:Santiago del Rio Oliveira
Beneficiário:Natalia Roberta da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Motores de combustão interna   Método de diferenças finitas   Modelos termodinâmicos   Modelos matemáticos   Modelagem computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Ar-Padrão | Biela-Manivela | Ciclo Otto | Diferenças Finitas | Ignição por Centelha | Motor de combustão interna | Termodinâmica Aplicada

Resumo

A análise e o desenvolvimento de motores de combustão interna com ignição por centelha é um tópico de grande interesse técnico e científico. De maneira geral, estudos relacionados a esse tipo de equipamento têm como objetivo analisar sua eficiência energética, ou seja, a conversão da energia química do combustível em energia mecânica. A análise e o desenvolvimento desses equipamentos são complexos e caracteriza-se pela multidisciplinaridade de conceitos envolvidos. Um estudo de eficiência energética pode ser realizado sob o ponto de vista dos materiais envolvidos na concepção do motor, da qualidade e tipo de combustível utilizado, das dimensões dos componentes do motor bem como das interações térmicas entre os componentes. Independentemente do ponto de vista utilizado, diversos modelos matemáticos podem ser propostos, desde modelos mais simples com rápidas soluções analíticas até modelos mais complexos, com soluções numéricas que necessitam de alto poder de processamento computacional. O objetivo desse projeto é desenvolver um modelo matemático de um motor de combustão interna com ignição por centelha baseado no ciclo de ar-padrão Otto utilizando conceitos básicos de termodinâmica, transferência de calor e mecanismos. Esse modelo será dependente do ângulo de rotação da manivela e será resolvido numericamente utilizando o método de diferenças finitas.(AU)

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