Busca avançada
Ano de início
Entree

Permeabilidade do pericarpo de sementes de milho avaliada por meio de traçadores fluorescentes

Processo: 13/00563-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 03 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 02 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Silvio Moure Cicero
Beneficiário:Marcos Altomani Neves Dias
Supervisor: Alan G. Taylor
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Cornell University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/05598-9 - Tratamento de sementes de milho com zinco e cobre, BP.MS
Assunto(s):Sementes   Micronutrientes   Dietoterapia   Zea mays   Manejo nutricional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:absorção e transporte de elementos pela semente | corantes traçadores | manejo nutricional | micronutrientes | Tratamento de sementes | Zea mays L | Produção e Tecnologia de Sementes

Resumo

O tratamento de sementes com micronutrientes possui grande potencial de utilização no manejo nutricional da cultura do milho. Esta técnica traz vantagens como maior uniformidade de distribuição dos elementos, facilidade de aplicação e custo reduzido. Entretanto, devido a possíveis efeitos fitotóxicos, há necessidade de estudos sobre o movimento dos compostos aplicados por meio desta técnica. A permeabilidade do tegumento (ou pericarpo) das sementes a um determinado composto é fator determinante para que ocorra fitotoxicidade. Além disso, esta permeabilidade determina se os compostos são absorvidos pela semente ou apenas pela raiz. O uso de traçadores fluorescentes, que consistem em corantes com propriedades físico-químicas conhecidas, vem se mostrando uma alternativa viável e eficaz para estudar o movimento de compostos usados no tratamento de sementes. O objetivo deste estudo será verificar a permeabilidade do pericarpo de sementes de milho à traçadores fluorescentes com características distintas, e associar os resultados encontrados ao tratamento de sementes com micronutrientes. Para tal, serão utilizados cinco lotes de sementes de milho, de genótipos distintos, que serão tratadas com os corantes traçadores cumarina 151 e rodamina B. As sementes serão colocadas em areia umedecida, sendo removidas em diferentes períodos (4, 8, 12, 16 e 24 horas) e dissecadas manualmente. Em seguida, a localização e intensidade das fluorescências serão observadas e fotografadas com o uso de estereomicroscópio, sob luz ultravioleta de comprimento de onda longo (365 nm). As sementes de milho serão classificadas de acordo com a permeabilidade do pericarpo em permeáveis, seletivamente permeáveis ou impermeáveis. Os resultados obtidos serão associados ao tratamento de sementes com micronutrientes, baseado nas propriedades físico-químicas dos mesmos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, M. A. N.; TAYLOR, A. G.; CICERO, S. M.. Uptake of systemic seed treatments by maize evaluated with fluorescent tracers. SEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 42, n. 1, p. 101-107, . (13/00563-5)