Busca avançada
Ano de início
Entree

Música nas mídias móveis: vínculos, ambientes e ritmos

Processo: 12/21676-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:José Eugenio de Oliveira Menezes
Beneficiário:Natália Constantino Diogo
Instituição Sede: Faculdade Cásper Líbero. Fundação Cásper Líbero (FCL). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Cultura do Ouvir | ecologia da comunicação | Mídia Móvel | música | Cultura do Ouvir

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a discussão sobre como as tecnologias digitais móveis, como o celular, tablets, notebooks e outros influenciaram a forma de escutar música. Através de um processo exploratório e de uma aprofundada análise da bibliografia coletada, pretende-se compreender a forma como a sociedade teve seus hábitos de audição musical modificados. Mas o caminho para chegar às mídias móveis, passa por uma contextualização sobre a importância da sonoridade como forma de criar vínculos entre indivíduos e as diferentes formas de ouvir música, influenciadas pela mídia pela qual ela passa - se primária, secundária ou terciária, conforme classificação de Harry Pross. A partir desta contextualização, em que é abarcada, inclusive, a mídia móvel como parte de uma convergência entre diversas mídias - o que, por si só, já tende a causar na sociedade mudança de hábitos - será possível analisar como o ato de ouvir música é influenciado e modificado no momento em que vivemos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)