Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade da Educação: investigação sobre a dimensão de processos e possíveis indicadores

Processo: 12/22091-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Beneficiário:Malena Xavier de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indicadores Educacionais | Processos educacionais | qualidade da educação | Políticas Públicas Educacionais

Resumo

As ideias de qualidade em educação são complexas e polissêmicas, e devem ser investigadas à luz das transformações históricas da oferta de ensino público no Brasil. Nesse sentido, os indicadores educacionais têm importante papel, ao auxiliarem a percepção de alterações temporais e permitirem certos tipos de comparação entre cenários. Mas o modo como são utilizados, já que retratam apenas alguns aspectos da realidade, também reflete posicionamentos políticos e ideológicos que permeiam as disputas entre diferentes concepções de educação e os diversos projetos sociais no debate acerca da melhoria da educação pública brasileira. O objetivo central da pesquisa aqui proposta é o de aprofundar a investigação sobre a dimensão dos processos educacionais - considerando em especial o papel dos indicadores educacionais no debate acerca da qualidade da educação básica -, a fim de avançar na construção de padrões de qualidade ligados a uma concepção mais ampla de educação a ser garantida na oferta de ensino público no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Malena Xavier de. Processos escolares como indicadores de qualidade em educação: um estudo a partir da formação para cidadania. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.