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Processos escolares como indicadores de qualidade em educação: um estudo a partir da formação para cidadania

Texto completo
Autor(es):
Malena Xavier de Carvalho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Romualdo Luiz Portela de Oliveira; Carlos Roberto Jamil Cury; Jose Marcelino de Rezende Pinto
Orientador: Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Resumo

As percepções sobre qualidade em educação no Brasil têm sido influenciadas por questões de acesso e permanência, e atualmente remetem à aprendizagem proporcionada pela formação escolar seja essa formação pautada por desempenho cognitivo em testes ou por sentidos mais abrangentes, como os fins que compõem o direito à educação conforme a CF/88. Se o Estado brasileiro é declaradamente o principal sujeito do dever de garantir tal direito, o qual se cumpre via políticas públicas (entre outros meios), nota-se que, por outro lado, políticas de avaliação e indicadores educacionais correlatos têm sido instrumentos em disputa e protagonistas de algumas tensões. Dentre elas, destaca-se que o indicador mais amplamente utilizado como padrão de qualidade no Brasil IDEB é composto por medidas de aprovação e desempenho cognitivo, e não permite avaliar adequadamente se certos fins da educação estão sendo garantidos pela oferta da educação básica. Sustentando, contudo, a pertinência do uso de indicadores como auxílio na garantia do padrão de qualidade da educação pública ainda que sublinhando dificuldades como a de acessar dimensões mais dificilmente quantificáveis da qualidade educacional, como formação de valores , este trabalho parte da ideia de que as dimensões da qualidade em educação são interligadas, e propõe a hipótese de que resultados educacionais pouco acessíveis a medidas sejam inferidos a partir de seus processos relativos. Tomando a formação para cidadania como caso ilustrativo dessa hipótese, a pesquisa busca identificar, a partir de referências conceituais e empíricas, processos educacionais relevantes à formação para cidadania, e destacar instrumentos com potencial para acessar de forma padronizada os processos apontados, de modo a constituir medidas que alimentem um eventual indicador de qualidade mais compreensivo quanto à magnitude do direito à educação. (AU)

Processo FAPESP: 12/22091-5 - Qualidade da Educação: investigação sobre a dimensão de processos e possíveis indicadores
Beneficiário:Malena Xavier de Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado