Busca avançada
Ano de início
Entree

A mitologia bandeirante na propaganda do IV Centenário de São Paulo: construção ou apropriação de um imaginário popular?

Processo: 12/24686-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Helouise Lima Costa
Beneficiário:Leonardo da Silva Vieira
Instituição Sede: Museu de Arte Contemporânea (MAC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Museus de arte   Arte contemporânea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bandeirantismo | História | ideologia | IV Centenário | propaganda | História; Propaganda; Ideologia

Resumo

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo inaugurou parcialmente sua nova sede, em Janeiro de 2012, no antigo Palácio da Agricultura. O prédio projetado por Oscar Niemeyer foi construído para integrar o complexo do Parque do Ibirapuera, no contexto das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo em 1954. Tendo em vista a importância do prédio e do contexto no qual foi criado a equipe do Museu pretende refletir sobre a história de sua nova sede e seus significados. Este trabalho de Iniciação Científica está vinculado ao projeto do Palácio da Agricultura ao Novo MAC: a história de uma edificação-marco da arquitetura moderna em São Paulo sob a coordenadoria da Prof.ª Dra. Helouise Costa e pretende investigar um elemento simbólico de grande importância no quadro das Comemorações do IV Centenário: os anúncios de propaganda veiculados por empresas públicas e privadas no ano de 1954 e sua relação com a mitologia existente em torno do ser paulista. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)