Busca avançada
Ano de início
Entree

A educação moral no contexto das sociedades complexas e plurais

Processo: 12/12060-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Pedro Laudinor Goergen
Beneficiário:Maurício Rebelo Martins
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/11048-7 - A teoria do reconhecimento de Axel Honneth e o conceito de grupo como ambiente concreto de formação para a intersubjetividade, BE.EP.DR
Assunto(s):Filosofia   Moral   Filosofia da educação   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | escola | Filosofia | moral | Filosofia da Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como ponto de partida e problemática central a seguinte indagação: como pensar a educação moral e por conseqüência uma nova escola considerando as nossas sociedades complexas e plurais? Partindo da teoria do Reconhecimento de Axel Honneth, pretendemos investigar como essa teoria pode nos ajudar a pensar a educação moral e a fazer uma 'viragem' nos seus processos formativos, dando prioridade a aceitação das diferenças e o reconhecimento da autenticidade do outro. Dessa forma, num primeiro momento pretendemos analisar a situação das nossas sociedades complexas e plurais e como a educação e a escola funcionam dentro dessa realidade. Num segundo momento, iremos investigar e analisar a teoria do reconhecimento elaborada por Honneth para compreender o significado da luta por reconhecimento para constituição da identidade dos sujeitos. E, por fim, na última parte, diante das sociedades complexas e plurais e da nossa realidade educacional, pretendemos pensar, com a ajuda da teoria do reconhecimento de Honneth, uma educação moral que possa transformar a escola num ambiente democrático e, como afirma Honneth, positivo para constituição da identidade dos nossos educandos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, Maurício Rebelo. A educação moral no contexto das sociedades complexas e plurais. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.