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A educação moral no contexto das sociedades complexas e plurais

Texto completo
Autor(es):
Maurício Rebelo Martins
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Pedro Laudinor Goergen; Antônio Álvaro Soares Zuin; Claudio Almir Dalbosco; Luiz Roberto Gomes; André Luiz Paulilo
Orientador: Pedro Laudinor Goergen
Resumo

O presente trabalho tem o propósito de pensar a educação moral e, por consequência, as instituições educativas no contexto complexo e plural das nossas sociedades. Minha instigação teórica se inscreve na tradição da Teoria Crítica, com a clara opção pela defesa da educação pública, comprometida com a sobrevivência e a consolidação da democracia. Com a contribuição da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth, argumento que, bem ou mal, toda educação é uma educação moral e que este é um tema incontornável de qualquer projeto educativo. Quer dizer, não existe, de fato, uma educação neutra uma vez que todo modelo de educação está alicerçado em determinados ideais e valores. No percurso da tese, mostrarei como as instituições educativas se deixaram orientar pelo que chamarei de pedagogia zumbi. O compromisso unilateral com a educação profissional e a invasão das novas tecnologias da informação e comunicação transformaram as salas de aula em ambientes onde se adquire conhecimentos úteis e instrumentais. Automatizadas e mecânicas, semelhantes a uma fábrica, as instituições educativas violentam a natureza subjetiva e relacional das crianças, negando duas de suas capacidades mais fundamentais: as capacidades de criticar e de cooperar. Para os fins de uma apresentação adequada aos objetivos da pesquisa, o texto terá a seguinte estrutura. No primeiro capítulo, Sociedades complexas e plurais, busco apresentar um diagnóstico das sociedades atuais, tomando como base o pensamento de Edgar Morin, Niklas Luhmann, Luc Boltanski e Éve Chiapello, Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Ulrich Beck, Stuart Hall e Axel Honneth e outros, que destacam as principais características das sociedades complexas e plurais. No segundo capítulo, A educação nas sociedades complexas e plurais, meu objetivo é analisar as consequências dessas vertentes socioculturais para a educação e suas instituições. Já no terceiro capítulo, A Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth, o objetivo é apresentar seus principais conceitos e mais recentes desenvolvimentos teóricos. Procuro destacar suas principais ideias e o que é, na minha leitura, o fio condutor da sua produção intelectual: que a conquista da autonomia depende da formação intersubjetiva da nossa identidade. E, por fim, no quarto capítulo, Educação moral como educação democrática, a meta é analisar os principais bloqueios à autonomia presentes nas instituições educativas, visualizando, também, potenciais pontos de fuga emancipatórios presentes na realidade educacional. Nesse sentido, busco reunir argumentos em defesa da formação moral como uma educação democrática. A presente pesquisa é de natureza bibliográfica. Do ponto de vista metodológico, adoto a hermenêutica filosófica. Focado na análise crítica e reconstrutiva dos materiais selecionados, busco interpretá-los numa perspectiva pedagógica e filosófica. Já os procedimentos metodológicos utilizados são a leitura, o fichamento, a análise dos dados coletados e a redação da tese. Por fim, priorizei as obras de Axel Honneth como fonte primária e a de destacados pensadores e comentadores importantes para o desenvolvimento da argumentação como secundária (AU)

Processo FAPESP: 12/12060-5 - A educação moral no contexto das sociedades complexas e plurais
Beneficiário:Maurício Rebelo Martins
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado