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Das luzes do conhecimento científico às sombras poéticas: considerações sobre as relações entre a epistemologia e o pensamento estético de Gaston Bachelard

Processo: 12/23590-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Daniel Pansarelli
Beneficiário:Rafael Augusto de Assis
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Razão   Ética (filosofia)   Estética (filosofia)   Imaginação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epistemologia | estética | Ética | Imaginação | Método | razão | Filosofia das Ciências

Resumo

A pesquisa trata das relações entre a epistemologia e a estética de Gaston Bachelard, filósofo que, em movimento ímpar, dedicou-se ao ensino e à problematização de questões atinentes às ditas disciplinas científicas clássicas, mas, em contrapartida, tendo herdado de seus compatriotas surrealistas o gosto pelo onirismo, concebeu uma obra voltada à valorização do que chamou de lado noturno da alma, i.e., dos produtos emanados dos sonhos, dos devaneios, da imaginação. Acintoso crítico do racionalismo - uma vez que entendia ser este um dos maiores entraves ao progresso do espírito humano - Bachelard recorreu à poética com a intenção de favorecer o próprio desenvolvimento do espírito humano face à natureza: seu surracionalismo aspirava criar uma razão instável, movediça, disposta a dar um passo adiante na direção do sem se preocupar em amparar opiniões ou preferências secundárias. Estudaremos, deste modo, justamente por Bachelard conceber as Ciências como meios incapazes de nos colocar diante da plenitude da matéria (nessa perspectiva, a única feição fértil do pensamento corresponderia ao aproximacionismo, caminho pelo qual obteríamos apenas dados preambulares do real), as possíveis influências exercidas pelo inconsciente na orientação do consciente, pelas artes na edificação do conhecimento científico. (AU)

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