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História da cosmologia relativística e controvérsias sobre a natureza da ciência, contribuições para o ensino de ciências

Processo: 13/02218-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 14 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Joao Zanetic
Beneficiário:Alexandre Bagdonas Henrique
Supervisor: Alexei B. Kojevnikov
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of British Columbia, Vancouver (UBC), Canadá  
Vinculado à bolsa:11/07728-4 - Controvérsias envolvendo a natureza da ciência em sequências didáticas sobre cosmologia, BP.DR
Assunto(s):Educação científica   Ensino de ciências   Filosofia da ciência   Cosmologia (filosofia)   Didática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cosmologia relativística | história da cosmologia | história e filosofia da ciência | Influências políticas sobre a ciência | natureza da ciência | neutralidade da ciência | Ensino de Física

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar a potencialidade do uso da história da ciência na educação científica, particularmente sobre como visões conflitantes sobre a natureza da ciência podem ser testadas, exploradas e ensinadas com o auxílio do estudo de casos históricos relevantes. Encontramos um exemplo particularmente revelador no caso da cosmologia relativística, já que o surgimento deste ramo da ciência básica, no período entre 1914 e 1945, afetou e foi influenciado por uma variedade de importantes fatores políticos, ideológicos e religiosos. Esse exemplo de um importante desenvolvimento científico pode ser usado para analisar controvérsias contemporâneas sobre a neutralidade da ciência; se ela reflete valores sociais, culturais ou políticos; e se esta possibilidade leva ou não a um relativismo a respeito do conhecimento científico. Estudos sobre a história da cosmologia também fornecem um método efetivo de se explicar e ilustrar essas visões e discordâncias sobre a natureza da ciência na educação científica. Para isso, o projeto pretende produzir materiais que serão utilizados em cursos de formação de professores e também em sequências didáticas para o ensino médio. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAGDONAS, ALEXANDRE; KOJEVNIKOV, ALEXEI. Funny Origins of the Big Bang Theory. HISTORICAL STUDIES IN THE NATURAL SCIENCES, v. 51, n. 1, p. 87-137, . (13/02218-3)
ALEXANDRE BAGDONAS; JOÃO ZANETIC; IVÃ GURGEL. Quem descobriu a expansão do universo? Disputas de prioridade como forma de ensinar cosmologia com uso da história e filosofia da ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 2, . (13/02218-3)