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Aprendizagem condicional e responder por exclusão em cães domésticos

Processo: 12/22730-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Marina Castana Fenner
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Aprendizagem   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem por Exclusão | Cães | discriminações condicionais | responder por exclusão | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

O responder por exclusão, fenômeno descrito por Dixon (1977), no qual, diante de um estímulo modelo indefinido, o participante seleciona um estímulo comparação também indefinido, é um processo comportamental básico encontrado em humanos e não humanos. Devido à regularidade de ocorrência desse fenômeno, seus princípios são utilizados em procedimentos de ensino que promovem a aprendizagem sem erros. Para ampliar a generalidade de dados sobre o responder por exclusão, o presente estudo tem por objetivo replicar sistematicamente o experimento de Dixon, tendo cães como sujeitos experimentais. O procedimento empregará um equipamento automático para apresentação de estímulos e registro das respostas operantes emitidas em uma tela sensível ao toque. O experimento será conduzido em três fases: a) Fase 1 - um estímulo visual será apresentado como S+ em resposta a um comando verbal (estímulo modelo) enquanto outros dois estímulos visuais serão apresentados como S-; b) Fase 2 (sondas de exclusão) - diante de novos comandos verbais empregados como modelos, os dois estímulos que antes tinham função de S- assumirão a função de S+ sendo três tentativas com cada modelo; e c) Fase 3 (sondas de discriminação) - os dois estímulos visuais cujas relações foram testadas na Fase 2 serão apresentados simultaneamente nas tentativas de sondas. Os resultados serão analisados buscando identificar se o procedimento realizado promoveu: (1) o responder por exclusão; (2) a aprendizagem por exclusão. Caso as tentativas de exclusão realizadas na Fase 2 sejam insuficientes para que ocorra aprendizagem das relações condicionais, uma quarta fase será realizada com objetivo de treiná-las utilizando um procedimento de reforço diferencial nos moldes utilizados para a relação Y1B1. Resultados positivos poderão ser tomados como evidências de que a exclusão é um processo básico compartilhado por diferentes espécies.

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