A dupla acusação de Luciano de Samósata: tradução e estudo da concepção de gênero ...
Ações Morais na Ética a Nicômaco: razão, emoção e desenvolvimento moral
Processo: | 12/15981-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2013 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2014 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - Ética |
Pesquisador responsável: | João Carlos Kfouri Quartim de Moraes |
Beneficiário: | Thiago Harrison Felício |
Instituição Sede: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Filosofia antiga Ética (filosofia) Epicurismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Epicuro | Philosophía | Phrónesis | Physiología | Filosofia Antiga |
Resumo Trataremos de investigar, em Carta a Meneceu, nas Máximas e nas Sentenças de Epicuro, o tema da primazia da phrónesis sobre a philosophía. No passo 132, de Carta a Meneceu, lemos que a phrónesis é mais preciosa do que a philosophía, sendo que a primeira é tida como uma sabedoria prática e contínua, indispensável à vida do sábio, e a segunda como um "exercício", cujo principal objetivo é livrar o homem dos temores oriundos de vãs opiniões, atuando de maneira terapêutica, à semelhança de um remédio. Comparando as noções que a Carta nos revela com outras passagens que fazem referência a tais termos, podemos constatar que em nenhum momento Epicuro demonstra desprezo pela philosophía. Então, como poderemos localizar e compreender os motivos que levam o filósofo a declarar a primazia de uma sabedoria sobre a outra? Para responder a essa pergunta, buscaremos tanto os comentários de intérpretes já consagrados da tradição, quanto o de intérpretes mais recentes, cujas publicações resplandecem ainda em nosso século. (AU) | |
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