Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação Contínua de Eletroencefalogramas utilizando um Modelo Conexionista baseado em Populações de Neurônios

Processo: 12/15178-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:João Luís Garcia Rosa
Beneficiário:Denis Renato de Moraes Piazentin
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência artificial   Populações de neurônios   Redes neurais (computação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classificação de eletroencefalogramas | Interface Cérebro-Computador | Populações de neurônios | Redes Neurais Artificiais | Inteligência Artificial

Resumo

A classificação de eletroencefalogramas (EEG) consiste em detectar a partir do sinal do EEG informações sobre o estado do cérebro que permitam identificar, por exemplo, ações e intenções de um indivíduo. A classificação de EEGs é uma das formas de se trabalhar com interfaces cérebro-computador (BCI) e pode ter diversas aplicações, dentre as quais se destaca o uso em jogos eletrônicos, auxílio a pessoas deficientes ou com limitações físicas e para melhorar o controle de máquinas complexas, tal como uma aeronave. A classificação contínua de eletroencefalogramas é tida como um dos desafios atuais da pesquisa em BCI e possui diversas características que a tornam uma tarefa complexa. Os modelos neurais K de Freeman fazem parte de uma nova classe de modelos conexionistas que simulam o comportamento dinâmico de populações de neurônios. Os modelos K têm sido aplicados a diversos problemas de classificação com sucesso, incluindo a classificação de EEGs, em que o modelo se mostrou promissor. Os modelos K possuem diversas características que os tornam uma abordagem interessante para o problema, entre elas a tolerância a ruídos e convergência em poucos passos. Dessa forma, este plano de pesquisa contempla a investigação e aplicação de uma rede neural baseada nos modelos K de Freeman para a tarefa de classificação contínua de eletroencefalogramas. Pretende-se avaliar o desempenho da rede comparando o resultado das principais abordagens usadas na literatura com os métodos do estado da arte. Como resultado final, espera-se que este trabalho auxilie no desenvolvimento de futuros trabalhos na área, e que o modelo desenvolvido apresente resultados melhores que os do atual estado da arte.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA ROSA, JOAO LUIS; PIAZENTIN, DENIS R. M.. A new cognitive filtering approach based on Freeman K3 Neural Networks. APPLIED INTELLIGENCE, v. 45, n. 2, p. 363-382, . (12/15178-7, 12/09268-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIAZENTIN, Denis Renato de Moraes. Conjuntos K de redes neurais e sua aplicação na classificação de imagética motora. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.