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A telescopia histórica do break: no ritmo das ruas

Processo: 13/05215-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
Beneficiário:Cristiane Correia Dias
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52002-9 - Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa, AP.PP
Assunto(s):Cultura afro-brasileira   Dança   Identidade cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Urbana Juvenil | Break | cultura | Educação | hip hop | Educação, Dança, Cultura Hip Hop

Resumo

A pesquisa objetiva a compreensão do elemento break em seu viés histórico-cultural e estético, com atenção especial ao desenvolvimento do break, que é, de acordo com a própria história do hip hop, considerado matriz fundamental, ao lado do rap, do movimento hip hop. Objetivando dois aspectos: o primeiro, buscar nele os elementos que formaram o hip hop, e igualmente verificar em que medida os movimentos do break se coadunam com a ideia de Béthune de "telescopia histórica". Esta oficina é necessária para que os educandos da pesquisa conheçam as bases em que se formou o break, tanto do ponto de vista teórico quanto do ponto de vista da prática estético-corporal, pois o break é atraente, vigoroso, alegre e expressivo, e permitirá uma forma de ressignificação do hip hop e dos cantos de roda em geral, como parte essencial da matriz do hip hop, praticado pelas comunidades juvenis dos anos oitenta nas ruas de São Paulo, do mesmo modo que ocorreu em grandes cidades norte-americanas. Esta oficina cumpre um papel fundamental por sua contemporaneidade e grande adesão por parte dos jovens cujo trabalho, aliado as aulas da professora Mildred preencherá uma lacuna da oficina uma vez que a educadora não só dança profissionalmente, como conhece vários estilos e variações que dialogam com o pan-africanismo. (AU)

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