Busca avançada
Ano de início
Entree

A prosódia no RAP e no Funk

Processo: 13/05155-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
Beneficiário:Maria Teresa Loduca
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52002-9 - Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa, AP.PP
Assunto(s):Música contemporânea   Cultura afro-brasileira   Hip hop   Funk   Rap
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura afro-brasileira | culturas jovens urbanas e os efeitos de estranhamento | funk e educação juvenil | hip-hop | improvisação musical | Música Contemporânea | musicalidade e cultura de resistência | Psicanálise, Educação e Cultura

Resumo

A incompatibilidade com a padronização estética da forma de composição difundida pelos meios de comunicação ou instituições de ensino musical, tanto na atualidade como no início do século XX, norteia a concepção da estruturação dos gêneros que serão estudados. O objetivo central da oficina é provocar a compreensão das letras de Rap e Funk, utilizando a prosódia (reciprocidade entre texto e melodia, de modo que a entonação das palavras e o ritmo da música se correspondam) como meio de construção de uma consciência crítico-musical. Os gêneros citados servirão como material sonoro para a aplicação de métodos de educação musical que valorizem a criação e conscientização de som ao invés de teoria e habilidades instrumentais a fim de que a metodologia aplicada nesta proposta contribua para a formação de uma ação didática significativa e próxima da realidade sociocultural dos jovens. A ancestralidade africana presente no contexto político do Rap, assim como as tradições e origens negras do movimento Rap-Funk, através da escuta e identificação de elementos musicais presentes nos gêneros citados servirão de base para fomentar a capacidade de criação para expressão da subjetividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)