Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção e análise do impacto de genes de interesse industrial de Eucalyptus em organismo modelo (Arabidopsis thaliana).

Processo: 12/21666-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 15 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Marcela Mendes Salazar
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomassa lignocelulósica   Eucalipto   Transcriptoma   Biologia molecular   Transformação genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomassa lignocelulósica | Eucalyptus | formacão da madeira | Gene discovery | Transcriptoma | transformação genética | Biologia Molecular

Resumo

Florestas plantadas de Eucalyptus fornecem biomassa florestal para as mais variadas aplicações industriais, como madeira, papel, celulose e energia. Dado a importância econômica do Eucalyptus, torna-se cada vez mais indispensável a geração de árvores com características silviculturais superiores. Assim, o desafio para as indústrias do setor florestal é acelerar os programas de melhoramento genético, mantendo ganhos de produtividade e qualidade dos produtos, em curtos espaços de tempo. A transgenia apresenta uma alternativa aos programas de melhoramento clássico, atualmente aplicados, uma vez que permite inserir genes que controlam características de interesse em clones com características já melhoradas geneticamente. Para selecionar tais genes, o setor florestal investe em pesquisas e desenvolvimento, principalmente na geração de dados moleculares relacionados ao processo de formação da madeira e outras características silviculturais. Esse quadro gera um grande conjunto de genes com potencial para serem selecionados e aplicados nos programas de melhoramento genético, especialmente via da transgenia, além de fornecer meios para buscar e entender as respostas moleculares responsáveis por características de interesse. É dentro deste contexto que se insere o presente projeto, o qual visa identificar genes com potencial de gerar plantas de Eucalyptus com características silviculturais superiores. Os resultados de expressão gênica gerados por RNAseq serão utilizados para guiar a clonagem de genes de interesse e análise funcional em organismo-modelo (Arabidopsis thaliana), com especial ênfase na formação e qualidade da madeira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)