Busca avançada
Ano de início
Entree

Metalômica comparativa de folhas de arabidopsis thaliana não transgênica (nt) e transgênica (t) empregando um sistema bidimensional cromatografico de separação e esi-ms/ms de identificação

Processo: 13/02810-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Zezzi Arruda
Beneficiário:Katherine Chacón Madrid
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Metalômica   Arabidopsis thaliana   Métodos bioanalíticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arabidopsis thaliana | Esi-Ms | metalômica | Ms | 2D-Hplc-Icp-Ms | Bioanalitica

Resumo

O objetivo deste trabalho de pesquisa consiste na diferenciação, em termos seleno- proteômicos, entre a Arabidopsis thaliana transgênica e não transgênica. Para isso, será utilizada a Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), com posterior quantificação e identificação do selênio presente nas proteínas mediante espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS). Inicialmente serão extraídas as proteínas das folhas de Arabidopsis thaliana, usando a adaptação da extração com fenol; depois as proteínas totais serão quantificadas pelo método de Bradford. As separações cromatográficas das proteínas serão feitas primeiramente, utilizando-se uma dimensão cromatográfica, cromatografia por exclusão (SEC). Após otimização desta, a segunda dimensão cromatografia será incluída, a troca iônica (IEX); com a finalidade de melhorar a capacidade de separação das proteínas. Ainda, serão feito esforços para a identificação das seleno- proteínas separadas, utilizando-se UPLC-ESI-MS/MS.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MADRID, Katherine Chacón. Estudo dos efeitos do Selênio em relação à produção de espécies reativas de oxigênio e selenoproteínas em plantas de Arabidopsis thaliana não modificadas e modificadas geneticamente. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.