Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação não-formal e divulgação de astronomia no Brasil: o que pensam os especialistas e o que diz a literatura

Processo: 12/23088-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Denise de Freitas
Beneficiário:Joana Brás Varanda Marques
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Divulgação científica   Educação não formal   Astronomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Divulgação Científica | educação em astronomia | Educação não-formal | Método Delphi | Revisão bibliográfica | Educação não-formal e divulgação científica

Resumo

A educação não-formal e divulgação científica têm um enorme potencial no que toca à formação da cultura científica e educação em ciências. Consequentemente, têm ganhado importância e atenção da comunidade de pesquisadores e atores em educação. Nesse cenário, a Astronomia é um campo privilegiado devido, principalmente, à rede de instituições existentes por todo o país, à singularidade da comunidade de astrônomos amadores e ao fascínio que o tema provoca em públicos de todas as idades. Apesar disso, é uma área que tem crescido timidamente e de maneira dispersa, e que está ainda pouco explorada e analisada. Por exemplo, quais são as tendências dos trabalhos já produzidos? Quais as lacunas dessa produção? Que articulações existem entre as diferentes instituições? Quais são as prioridades dos agentes envolvidos? Estas são algumas perguntas ainda com potencial efetivo de investigação. Tendo como orientação estas questões, propomos uma pesquisa do tipo estado da arte cujos objetivos são: i) mapear e analisar a produção científica nacional em educação não-formal e divulgação de Astronomia; ii) consultar um grupo de especialistas da área de modo a construir um retrato do campo - suas tendências, lacunas, prioridades e futuras direções. Para a consulta dos especialistas será utilizado o método Delphi de questionários sucessivos não presenciais. Serão feitas análises qualitativas (análise de conteúdo dos questionários e da literatura da área) e quantitativas (estatística descritiva e relacional e análises bibliométricas). Pretendemos, com os resultados desse estudo, contribuir para um melhor entendimento do campo da educação não-formal e divulgação científica no Brasil, principalmente na área da Astronomia, sistematizando a literatura e promovendo a reflexão conjunta dos pesquisadores e atores envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARANDA MARQUES, JOANA BRAS; DE FREITAS, DENISE. Mapping the future of non-formal education and the scientific dissemination of astronomy in Brazil: A Delphi study. POLICY FUTURES IN EDUCATION, v. 14, n. 8, SI, p. 1153-1181, . (12/23088-8)
JOANA BRÁS VARANDA MARQUES; DENISE DE FREITAS. Fatores de caracterização da educação não formal: uma revisão da literatura. Educ. Pesqui., v. 43, n. 4, p. 1087-1110, . (12/23088-8)
VARANDA MARQUES, JOANA BRAS; DE FREITAS, DENISE. Mapping the future of non-formal education and the scientific dissemination of astronomy in Brazil: A Delphi study. POLICY FUTURES IN EDUCATION, v. 14, n. 8, p. 29-pg., . (12/23088-8)