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Análise dos efeitos do uso de jogos eletrônicos virtuais na qualidade de vida, independência funcional, equilíbrio e velocidade da marcha em indivíduos hemiparéticos

Processo: 13/00021-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Flávia Roberta Faganello Navega
Beneficiário:Jessica Salgado
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia   Acidente vascular cerebral   Qualidade de vida   Jogos eletrônicos   Marcha (locomoção)   Pressão sanguínea   Teste de caminhada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidente Vascular Encefálico | independência funcional | Qualidade de Vida | Velocidade da marcha | Xbox 360 | Neurologia adulto

Resumo

A maioria das pacientes vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE) apresenta limitações funcionais, redução da velocidade da marcha e déficit de equilíbrio. Esses sintomas por sua vez influenciam a qualidade de vida do paciente. Estudos mostram que a terapia com Jogos Eletrônicos Virtuais pode auxiliar o processo de reabilitação do paciente com AVE. O objetivo deste estudo é analisar os efeitos dos Jogos Eletrônicos Virtuais na qualidade de vida, independência funcional, equilíbrio e velocidade da marcha em indivíduos hemiparéticos. Farão parte deste estudo 10 indivíduos que tenham sofrido AVE a pelo menos seis meses e que se enquadrem nos critérios de inclusão. Os sujeitos serão avaliados antes e após as intervenções. Para a avaliação da Qualidade de vida será utilizada a versão traduzida para a língua portuguesa da Stroke Specific Quality of Life Scale (SSQOL). Para a avaliação do equilíbrio será realizada a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). A análise da velocidade da marcha será avaliada pelo Teste de caminhada de 10 metros. Já para a análise da independência funcional será utilizado o Índice de Barthel, específico para indivíduos que sofreram AVE. O programa de tratamento constará em 10 sessões com a utilização do aparelho Xbox 360 Kinect®, com duração de 60 minutos cada sessão e frequência de duas vezes semanais. Em cada sessão de tratamento serão utilizados cinco jogos, sendo três jogos fixos (Vazamento, Bolha espacial, Chute ao gol) e dois alternantes. Os jogos que serão utilizados visam a associação do uso de membros inferiores e superiores, dupla tarefa, alternância de membros para descarga de peso e movimentos com grande amplitude. A pressão arterial (PA) e a frequência cardíaca (FC) serão monitoradas no início e no final de cada sessão. Após o término do programa, os indivíduos serão reavaliados quanto à qualidade de vida, equilíbrio, velocidade da marcha e independência functional. (AU)

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