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Participação de enfermeiras americanas na profissionalização da enfermagem brasileira (1942-61): estágio de pesquisa no exterior

Processo: 13/10536-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Genival Fernandes de Freitas
Beneficiário:Bárbara Barrionuevo Bonini
Supervisor: Julie A. Fairman
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Pennsylvania, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/24314-1 - Participação de enfermeiras americanas na profissionalização da enfermagem Brasileira:1942 - 1961., BP.DR
Assunto(s):Análise do discurso   História da enfermagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | Enfermeiras Americanas | História da Enfermagem | História da Enfermagem

Resumo

O presente projeto tem como objetivos participar de disciplinas disponíveis sobre história da enfermagem e aspectos teórico-metodológicos de pesquisa em história da enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América; participar de reuniões de grupo de pesquisa sobre a temática; ampliar coleta de dados da pesquisa de doutorado intitulada "Participação de enfermeiras americanas na profissionalização da enfermagem brasileira - 1942-1961", junto ao centro de documentação do Barbara Bates Center for the study of the History of Nursing; participar das atividades desenvolvidas pelo centro mencionado; desenvolver um artigo científico na temática estudada, a fim de ampliar e estreitar laços com outros pesquisadores de história da enfermagem no exterior. Metodologicamente, utilizam-se relatórios redigidos por essas enfermeiras, a fim de analisar os enunciados que permitirão revelar desdobramentos de seu poder, atuações e intencionalidades. O estudo pautar-se-á no referencial teórico de Foucault da análise do discurso, que possibilita uma nova visão sobre a história da profissão quanto à organização de seus espaços de formação, identidade profissional e relações de poder. Nesse aspecto, conhecer e analisar a atuação dessas mulheres permitirá compreender melhor suas contribuições para o desenvolvimento da enfermagem como uma atividade profissional. A proposta se justifica pelo fato de a memória delas ser pouco invocada e porque entender a história da enfermagem permite que cada trabalhador possa ser capaz de avaliar e julgar os acontecimentos que afetam suas carreiras. (AU)

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