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Desenho animado e desenvolvimento moral: uma proposta de intervenção na forma de resolução de conflitos

Processo: 13/03455-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra de Morais Shimizu
Beneficiário:Dilian Martin Sandro de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Desenho animado   Desenvolvimento moral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenho animado | Desenvolvimento moral | Estratégias de Resolução de Conflitos | psicologia genética | Psicologia do Desenvolvimento Moral

Resumo

Dentro de uma perspectiva construtivista sobre os estilos de resolução de conflitos, esta pesquisa tem como objetivos analisar o desenho animado mais assistido pelas crianças participantes, de forma a verificar os estilos de resolução de conflitos presentes em seus episódios; compreender, fundamentados na observação e análise dos juízos e ações das crianças, a influência que a veiculação dos conteúdos presentes no desenho animado pode ter na forma como as crianças resolvem conflitos hipotéticos e reais, e verificar o efeito de um determinado Programa de Intervenção na formação de telespectadores ativos e críticos, permitindo, também, o favorecimento de formas mais apropriadas de resoluções de conflitos interindividuais. Participarão da pesquisa 45 crianças de 9 a 12 anos de idade, que frequentam uma unidade de assistência social de uma cidade do interior paulista. Primeiramente, será aplicado um questionário que identifique o desenho mais assistido pelos participantes, o qual será gravado e analisado a fim de se identificar os estilos de resolução de conflitos presentes em seus episódios. Em prosseguimento, será feito um estudo experimental, que contará com um grupo controle (GC) e dois grupos experimentais (GE1 e GE2), cada um composto por 15 integrantes, escolhidos de forma aleatória. Serão realizadas sessões de exposição ao desenho selecionado no GE1 e no GE2, sendo que no GE2, após as sessões de desenho, será realizado um Programa de Intervenção voltado para o desenvolvimento de formas mais assertivas de resolução de conflitos. Para a verificar o efeito da exposição aos desenhos e do Programa de Intervenção serão realizadas sessões de observação das ações das crianças em momentos de recreação livre, e aplicada a Children's Action Tendency Scale-CATS em forma de pré e pós-teste. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Dilian Martin Sandro de. Desenho animado e desenvolvimento moral: uma proposta de intervenção na forma de resolução de conflitos. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.