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Desenho animado e desenvolvimento moral: uma proposta de intervenção na forma de resolução de conflitos

Texto completo
Autor(es):
Dilian Martin Sandro de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2015-06-17.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Alessandra de Morais Shimizu
Resumo

Dentro de uma perspectiva construtivista sobre os estilos de resolução de conflitos, esta pesquisa teve como objetivos: analisar o desenho animado mais assistido pelos participantes, verificar os estilos de resolução de conflitos presentes em seus episódios; compreender a influência que a veiculação dos conteúdos presentes no desenho animado pode ter na forma como as crianças resolvem conflitos hipotéticos e reais, e verificar o efeito de um determinado Programa de Intervenção. A pesquisa foi de delineamento quase experimental, com uma primeira fase exploratória e uma segunda fase com a realização do procedimento quase experimental propriamente dito. Na primeira fase participaram 70 crianças e jovens de seis a dezessete anos de idade, e foi aplicado um questionário para a identificação do desenho animado mais assistido pelos participantes, assim como foi realizada a gravação e análise de dois episódios do desenho escolhido, a fim de se identificar os estilos de resolução de conflitos mais presentes. Na segunda fase, participaram 30 crianças de seis a onze anos de idade, distribuídas de forma aleatória em um Grupo Controle (GC) e dois Grupos Experimentais (GE1 e GE2), cada um composto por dez integrantes. Nesse momento da pesquisa, foram realizadas sessões de exposição ao desenho selecionado no GE1 e no GE2, e a aplicação de um Programa de Intervenção voltado para o desenvolvimento de formas mais assertivas de resolução de conflitos no GE2. Para verificar o efeito da exposição aos desenhos e do Programa de Intervenção nos estilos de resolução de conflitos foram feitas sessões de observação das ações das crianças, em momentos de recreação livre, e aplicada a Children's Action Tendency Scale-CATS, ambos os recursos foram empregados como pré e pós-teste nos três grupos (GC, GE1 e GE2). Os resultados demonstraram que no desenho analisado as estratégias de resolução de conflitos, apresentadas... (AU)

Processo FAPESP: 13/03455-9 - Desenho animado e desenvolvimento moral: uma proposta de intervenção na forma de resolução de conflitos
Beneficiário:Dilian Martin Sandro de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado