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Elaboração de material educativo para pacientes hipertensos

Processo: 13/06860-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Ricardo Gorayeb
Beneficiário:Tamiris Poletini Gallano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da saúde   Educação em saúde   Hipertensão   Prevalência   Pacientes   Análise qualitativa   Elaboração de manuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartilha | educação em saúde | hipertensão | material educativo | Psicologia e Saúde

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade, que se caracteriza por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Quando não tratada adequadamente, a HAS pode gerar graves complicações que representam um elevado custo financeiro à sociedade. A prevalência dessa doença é elevada e a taxa de adesão ao tratamento da HAS é baixa, o que faz com que esta seja uma das doenças crônicas de maior impacto no cenário de saúde. Entre os fatores que contribuem para os baixos índices de adesão ao tratamento anti-hipertensivo destaca-se a falta de informação dos pacientes a respeito da doença, seus fatores de risco e proteção. Por isso ações de Educação em Saúde vêm sendo realizadas no sentido de informar o paciente, para estimular mudanças de comportamento e adoção de hábitos mais saudáveis. O material escrito, como cartilhas e folders, é um tipo de instrumento que tem sido utilizado para promoção da Educação em Saúde, pois apresenta várias vantagens, por exemplo, permitir acesso contínuo ao paciente e seus familiares e aumentar a probabilidade de entendimento da informação. No entanto, um levantamento de cartilhas nacionais e internacionais revelou que estas podem não ser eficazes, uma vez que apresentam informações complexas, poucas ilustrações e letras miúdas, pressupõem uma verticalidade, apontam o que deve e o que não deve ser feito, sem considerar o fato de que a mudança de comportamento é um processo de aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo a elaboração de uma cartilha para pacientes hipertensos com informações detalhadas e desenhos ilustrativos, escrita e impressa de maneira adequada para facilitar o processo de mudança de comportamento. Será realizado um levantamento de cartilhas nacionais e internacionais e com base nas informações coletadas será elaborado o conteúdo escrito a ser empregado na cartilha. Um designer gráfico será consultado para criar desenhos que ilustrem as informações apresentadas, finalizando assim uma primeira versão do material educativo, denominada Cartilha I. Esta versão será avaliada por 5 médicos, 5 psicólogos, 5 enfermeiros e 30 pacientes hipertensos. Com base na análise qualitativa e quantitativa da opinião dos juízes, será elaborada a versão final do material, denominada Cartilha II. (AU)

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