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Mediações socioculturais da informação: tecnologia, inclusão e políticas culturais

Processo: 13/10438-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Marco Antônio de Almeida
Beneficiário:Marco Antônio de Almeida
Pesquisador Anfitrião: Antonio Hernández Pérez
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), Espanha  
Assunto(s):Serviços de informação   Unidades de informação   Apropriação social   Política cultural   Mediação cultural   Tecnologias da informação e comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apropriação Social da Informação | Inclusão | Mediação cultural | políticas culturais | Tecnologias de Informação e Comunicação | Unidades de Informação | Política de Informação/Apropriação Social da Informação

Resumo

O projeto de pesquisa propõe um mapeamento do "estado da arte" no que se refere à reflexão acerca das relações entre políticas culturais, acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e estabelecimento de redes sociotécnicas no âmbito da Ciência da Informação. Seu foco recai sobre as políticas culturais-informacionais desenvolvidas a partir de unidades de informação (bibliotecas, centros de documentação e centros culturais) no Brasil, Colômbia e Espanha. As TICs possibilitam novas perspectivas nesse campo, mas, ao mesmo tempo, acrescentam uma nova camada de complexidade ao processo. Parte-se do pressuposto que, no atual contexto, políticas culturais que incorporam os potenciais inscritos no uso e apropriação das TICs cumprem um papel estratégico no acesso digital, contribuindo para o "empoderamento social" dos indivíduos e grupos sociais. Consideramos que o grau de autonomia e as condições socioculturais dadas para a apropriação da informação e dos usos das tecnologias variam contextualmente. Nessa perspectiva, adota-se uma metodologia baseada em um conjunto de estudos de caso em profundidade, conectados à análise das políticas culturais propostas institucionalmente em diversos níveis. Consideramos que seria a melhor maneira de reconstruir as práticas informacionais efetivas no âmbito das unidades de informação, como as bibliotecas, e de outros espaços culturais. (AU)

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