Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação ar-mar na região do Atlântico Sul: mecanismos de variabilidade climática durante o último milênio

Processo: 13/11496-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Ilana Elazari Klein Coaracy Wainer
Beneficiário:Luciana Figueiredo Prado
Supervisor no Exterior: Myriam Khodri
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Institut Pierre Simon Laplace (IPSL), França  
Vinculado à bolsa:11/06610-0 - A interação oceano-atmosfera no Atlântico Sul e o paleociclo hidrológico na porção leste da América do Sul subtropical durante o Holoceno, BP.DR
Assunto(s):América do Sul   Atlântico Sul   Paleoclimatologia

Resumo

O Oceano Atlântico tem papel fundamental no controle do clima global por meio do transporte de calor da Bacia do Atlântico sul para a Bacia do Atlântico norte. O mecanismo responsável por esse transporte é a Circulação Meridional do Atlântico, dirigida por diferenças em temperatura e densidade das massas dágua. Assim, o estudo dos padrões de variabilidade da Bacia do Atlântico sul é necessária para entender e prever o clima global. No cenário de mudanças climáticas é importante investigar eventos climáticos abruptos ocorridos no passado para aprimorar a previsão de climas futuros. Este projeto pretende investigar processos de interação ar-mar durante eventos abruptos ocorridos no Último Milênio (850 a 1850 da Era Comum, E.C.) na região do Atlântico sul e América do Sul. Serão aplicadas técnicas avançadas de análise espectral em rodadas transientes de modelos numéricos provenientes do National Center for Atmospheric Research e do Institut Pierre Simon Laplace. O objetivo consiste em identificar padrões espaciais de acoplamento oceano-atmosfera na região do Atlântico sul durante o Último Milênio. Também serão propostos mecanismos físicos para os padrões de variabilidade climática encontrados ao longo do Último Milênio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Chuvas do passado 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Chuvas do passado 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAINER, ILANA; PRADO, LUCIANA FIGUEIREDO; KHODRI, MYRIAM; OTTO-BLIESNER, BETTE. Reconstruction of the South Atlantic Subtropical Dipole index for the past 12,000 years from surface temperature proxy. SCIENTIFIC REPORTS, v. 4, JUN 13 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.