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Avaliação de um programa de orientação de pais em grupo na abordagem cognitivo-comportamental

Processo: 13/04863-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Katherine de Godoi dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Treinamento   Pais   Inventário   Terapia cognitivo-comportamental   Avaliação de programas educacionais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognitivo-comportamental | grupo | pais | Treinamento | Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo

Resumo

As dificuldades vigentes enfrentadas pelos pais para a educação e criação dos filhos, tais como a conciliação de tempo, trabalho, dinheiro e falta de experiência, os leva cada vez mais a buscar ajuda especializada. Considerando que é nas primeiras idades que se dá a base do desenvolvimento e formação do indivíduo, é fundamental que o ambiente familiar, bem como os pais e responsáveis estejam preparados para este encargo. Os cuidadores são o primeiro contato que a criança tem com o mundo, são os mediadores, pois eles lhes ensinam a linguagem, comunicação e moldam seus comportamentos de acordo com seus próprios, portanto devem ter um amplo repertório de práticas parentais. A terapia cognitivo-comportamental fundamenta o PROPAIS (Programa de Orientação de Pais da USP-RP) de maneira a auxiliar pais e responsáveis, promovendo saúde e melhoria no convívio familiar. Através da orientação os pais são capazes de identificar e responder da melhor maneira aos comportamentos dos filhos, além disso, os pais aprendem estratégias para lidar com os problemas, já que o programa promove interações positivas, comunicação entre a família e fornece base de conhecimento de desenvolvimento infantil. Os pais que participam do programa têm seus filhos atendidos por estagiários da abordagem cognitivo-comportamental no CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da USP-RP, de forma que a orientação serve como complemento para o tratamento da criança e adolescente, tendo o papel de guiar os cuidadores para que estes utilizem os ensinamentos em casa. O objetivo do presente estudo é avaliar os pais participantes do programa de orientação de pais, identificando se houve diferenças nos escores entre pré e pós teste no que tange ao estilo parental e às queixas referentes a seus filhos. Para isso será utilizado o instrumento IEP (Inventário de Estilo Parental). Esse instrumento identifica os estilos parentais e fornece noções gerais do conjunto de atitudes que os pais utilizam para a educação de seus filhos, tanto os positivos quanto os negativos, tais como: Monitoria Positiva, Comportamento Moral, Punição Inconsistente, Negligência, Disciplina Relaxada, Monitoria Negativa e Abuso Físico. Pretende-se identificar através desse instrumento, se esses estilos parentais sofreram alterações após a participação do programa de orientação e quais foram elas. Assim, torna-se possível gerar melhorias no programa, aperfeiçoamento e reprodução do mesmo para que cada vez mais seja possível prestar auxílio a pais e cuidadores. (AU)

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