Busca avançada
Ano de início
Entree

A elaboração e perlaboração de um passado traumático: sobre as políticas públicas de reparação no Brasil

Processo: 13/06039-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Jose Antonio Vasconcelos
Beneficiário:Johnny Roberto Rosa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória social   Anistia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comissão de Anistia do Brasil | elaboração | memória | Perlaboração | Reparação | Tempo Histórico | Teoria e Filosofia da História

Resumo

Este trabalho contempla as discussões em torno das políticas de reparação moral/simbólica, atentando às circunstâncias em que tais políticas públicas são contempladas pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça ao lidar com o passado de injustiças cometidas pela Ditadura Militar brasileira. Deste modo, aprofundando as discussões concernentes ao papel da Comissão de Anistia do Brasil e ao ritmo estabelecido pela controlada distensão política no que diz respeito aos sentidos e à ampliação da anistia brasileira à promoção de políticas reparatórias, procura-se compreender quais medidas da Justiça de Transição têm sido adotadas pelo Estado brasileiro, salientando a importância da memória da justiça e da história enquanto mecanismos de reparação moral e agentes do luto social. Dar-se-á atenção à dinâmica da elaboração de certos eventos traumáticos à perlaboração do passado mediante o luto coletivo e à concretização de concepções de moralidade institucionalizada que informam o conhecimento histórico. Procura-se, assim, considerar a emergência e os percursos do comprometimento e do uso social da história com a consolidação de uma sociedade marcada pelos efeitos duradouros e permanentes dos traumas das injustiças perpetradas no passado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Johnny Roberto. À perlaboração de um passado traumático: do reconhecimento das vítimas e atrocidades do passado à superação dos legados das experiências de violência da ditadura civil-militar no Brasil. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.