Busca avançada
Ano de início
Entree

A gestão cultural das artes visuais através da bienal: pode entrar sem medo que é só arte

Processo: 13/01045-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:José Eduardo Ribeiro de Paiva
Beneficiário:Verena Carla Pereira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Bienais de arte   História cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artes visuais | Bienal de São Paulo | Gestão Cultural | Gestão cultural em artes visuais

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar e discutir o processo de gestão da Bienal internacional de São Paulo. Desde sua criação, em 1951, pelo mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho, a Bienal passou por diversos momentos de instabilidade, marcados por discussões estéticas, políticas e organizacionais. Os debates e polêmicas em torno da exposição cercearam o plano artístico e o plano institucional. Ao apontarmos as mais diversas controvérsias ao longo de sua história, não questionaremos aqui a qualidade artística da mostra; é incontestável o fato de que a Bienal exerce um papel decisivo nas artes visuais em escala nacional e internacional. Os períodos de reveses na história da mostra, na maioria das vezes, estavam, acima de questões de cunho artístico, diretamente atrelados a tremores na estrutura de sua gestão. Para sistematizar o estudo desta história, delimitaremos o corpus de pesquisa às edições entre os anos de 1951 a 2012. O total de trinta mostras será então distinguido em três fases que aparentemente apresentam certa unidade em seus mecanismos institucionais. São elas: os anos em que a Bienal esteve atrelada o Museu de Arte Moderna - 1951 a 1961; a era Matarazzo, período em que o mecenas mais centralizou a gestão - 1963 a 1977; e o período em que a Fundação Bienal ganha status de empresa - 1979 a 2012. Diante dessa história de glórias e percalços, surge a proposta deste projeto, que buscará reunir os dados da gestão da mostra, destacando suas origens e desdobramentos. Através do estudo em torno da formação da instituição e seu desenvolvimento, buscaremos entender seus processos organizacionais, proporcionando corpus de pesquisa para futuros trabalhos práticos e acadêmicos na área de gestão cultural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Verena Carla. A gestão das artes visuais através da Bienal de São Paulo: pode entrar sem medo que é só arte. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.