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A gestão das artes visuais através da Bienal de São Paulo: pode entrar sem medo que é só arte

Texto completo
Autor(es):
Verena Carla Pereira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Eduardo Ribeiro de Paiva; Mauricius Martins Farina; Sylvia Helena Furegatti; Ruy Sardinha Lopes; Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar e discutir o processo de gestão da Bienal Internacional de São Paulo. Desde sua criação, em 1951, pelo mecenas Francisco Matarazzo Sobrinho, a Bienal passou por diversos momentos de instabilidade, marcados por discussões estéticas, políticas e organizacionais. Os debates e polêmicas em torno da exposição cercearam o plano artístico e o plano institucional. Ao se apontar as mais diversas controvérsias ao longo de sua história, não se questiona aqui a qualidade artística da mostra; é incontestável o fato de que a Bienal exerce um papel decisivo nas artes visuais em escala nacional e internacional. Os períodos de reveses na história da mostra estavam, majoritariamente, diretamente atrelados a tremores na estrutura de sua gestão, e não a questões de cunho artístico. Para sistematizar o estudo dessa história, delimitou-se o corpus de pesquisa às edições entre os anos de 1951 a 2012. O total de trinta mostras será então distinguido em quatro fases que aparentemente apresentam certa unidade em seus mecanismos institucionais. São elas: os anos em que a Bienal esteve atrelada ao Museu de Arte Moderna ¿ 1951 a 1961; a era Matarazzo, período em que o mecenas mais centralizou a gestão ¿ 1962 a 1975; o período em que a Fundação Bienal ganha status de empresa ¿ 1976 a 1990; e o período em a Fundação Bienal passa a trabalhar de forma mais efetiva com as leis incentivo e forma uma aliança mais forte com a iniciativa privada ¿ 1991 a 2012. Diante dessa história de glórias e percalços, surge a proposta desta pesquisa, que buscou reunir os dados da gestão da mostra, destacando suas origens e desdobramentos. Através do estudo em torno da formação da instituição e seu desenvolvimento, buscou-se entender seus processos organizacionais, proporcionando corpus de pesquisa para futuros trabalhos práticos e acadêmicos na área de gestão cultural (AU)

Processo FAPESP: 13/01045-8 - A gestão cultural das artes visuais através da bienal: pode entrar sem medo que é só arte
Beneficiário:Verena Carla Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado