Busca avançada
Ano de início
Entree

Signos urbanos: a interferência dos letreiros comerciais e placas informativas viárias no contexto arquitetônico-social na região do Brás

Processo: 13/09811-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Beneficiário:Caio Lucio de Benedetto Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação visual   Letreiro   Mapas   Bairros   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brás | Letreiros | Mapas | Signos Urbanos | Sinalização | Comunicação Visual

Resumo

Esta pesquisa tem como intuito abordar, relacionar e interpretar os signos urbanos no tocante arquitetônico e social, por meio de bases teóricas consolidadas na área de Comunicação Visual e, também, contando com a participação de transeuntes do bairro. O recorte será direcionado com maior primor ao efeito provocado por essas informações visuais, expostas, muitas vezes, de maneira inadequada, como os letreiros comerciais e placas informativas de trânsito, os quais podem obscurecer a arquitetura do edifício ou prejudicar a orientação das pessoas, no caso do caráter informativo. O material prático e teórico irá pautar-se na relação design-ambiente, a qual, segundo Homem de Melo (2005), para se tornar agradável, deve ser constituída de quatro fatores: vitalidade, significado, complexidade e identidade. O estudo conta com duas partes: uma pesquisa analítica mais conceitual, angariando pontos explicativos, e que também servirá como estudo de apoio para possíveis alterações, a longo prazo, pelos órgãos públicos, e um registro fotográfico do cenário da pesquisa de signos constituintes do recorte do tecido urbano escolhido para estudo. Há o objetivo de a entrega final do trabalho ser em um produto gráfico, composto por imagens e infomapas mesclados com textos explicativos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)