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Escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais: indicadores do censo escolar das regiões norte, nordeste e centro-oeste acerca dos espaços/turmas de atendimento

Processo: 13/07455-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Beneficiário:Paula Gachet Stéfano
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Inclusão escolar   Escolarização   Indicadores sociais   Censo demográfico   Pesquisa quantitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atendimento educacional especializado | Censo escolar | inclusão escolar | Necessidades Educacionais Especiais | Educação Especial

Resumo

A inclusão escolar é tema candente na educação atual, sendo necessária a compreensão deste processo para que se garanta a efetivação do mesmo. Na literatura acadêmica não há consenso ao se falar da educação inclusiva, fator que reflete nas políticas e ações institucionais que permeiam a inclusão escolar. Desta forma, é fundamental buscar entender como os indicadores sociais, aqui retratados pelo censo escolar, mostram a evolução do processo inclusivo de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) e os atendimentos recebidos pelos mesmos. A análise do banco de microdados do censo escolar, disponibilizado pelo Inep, também é de grande importância, pois são estes indicadores que fundamentam as políticas e o financiamento educacional. Frente a estas considerações este estudo tem como objetivo analisar a escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, no que se refere aos indicadores do Censo Escolar (2009 à 2011) de atendimentos oferecidos em espaços complementares ou substitutivos à sala de aula regular. Trata-se de pesquisa exploratória e quantitativa, com base nas análises dos dados estatísticos disponibilizados pelo Censo Escolar/MEC/INEP dos anos de 2009 à 2011. Para a análise dos referidos dados será utilizado o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) que possibilita o cruzamento das variáveis necessárias para a compreensão do objetivo do estudo. (AU)

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