Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito biomecânico do uso de órtese na marcha em pacientes com distrofia muscular de Duchenne

Processo: 13/03835-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Mattiello-Sverzut
Beneficiário:Mariana Angélica de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Distrofia muscular de Duchenne   Distrofina   Marcha (locomoção)   Aparelhos ortopédicos   Fisioterapia   Força muscular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distrofia Muscular de Duchenne | marcha | Órtese | Fisioterapia

Resumo

A Distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença determinada pela ausência da proteína distrofina. Sua progressão causa perda da força muscular, alterações da amplitude de movimento e composição corporal. Essas alterações levam à perda da deambulação, ao sedentarismo e a obesidade. A bioimpedância elétrica e o teste de caminhada dos 10 metros (T10) são testes usados no acompanhamento de pacientes com DMD que analisam a composição corporal e a marcha, respectivamente. A órtese é uma estratégia terapêutica usada na tentativa de prolongar a deambulação. Assim o objetivo desde estudo é avaliar o efeito biomecânico do uso da órtese na marcha e, acompanhar a progressão da doença por meio da aquisição de dados funcionais quantitativos, durante o período do estudo. Participarão crianças do sexo masculino com diagnóstico de DMD, que serão acompanhados clinicamente por um período de 6 meses no CER - HCFMRP-USP. Os pacientes serão avaliados semestralmente em relação a: força muscular pelo dinamômetro Hand-Held (Lafayette Instrument, Lafayette, UK), goniometria (amplitude de movimento passiva) de membros inferiores, realização do T10, análise da composição corporal por bioimpedância elétrica, análise computadorizada da marcha. Para avaliar os resultados será utilizado análise descritiva e modelos de regressão de efeitos mistos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, MARIANA ANGELICA; LEONARDI FIGUEIREDO, MARISA MAIA; DE JESUS ALVES DE BAPTISTA, CYNTIA ROGEAN; ALDAVES, ROBSON DEVANIR; MATTIELLO-SVERZUT, ANA CLAUDIA. Beneficial effects of ankle-foot orthosis daytime use on the gait of Duchenne muscular dystrophy patients. CLINICAL BIOMECHANICS, v. 35, p. 102-110, . (13/03835-6)
DE SOUZA, MARIANA ANGELICA; CEZARANI, ANANDA; DA SILVA LIZZI, ELISANGELA APARECIDA; DE QUEIROZ DAVOLI, GABRIELA BARROSO; MATTIELLO, STELA MARCIA; JONES, RICHARD; MATTIELLO-SVERZUT, ANA CLAUDIA. The use of the gait profile score and gait variable score in individuals with Duchenne Muscular Dystrophy. JOURNAL OF BIOMECHANICS, v. 98, . (13/03835-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Mariana Angélica de. Efeito do uso da ankle-foot orthosis na biomecânica da marcha de pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.