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Aprender ou ensinar Filosofia? Análise do ensino/aprendizagem em Filosofia a partir do livro Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres de Clarice Lispector

Processo: 13/01713-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rodrigo Pelloso Gelamo
Beneficiário:Silmara Cristiane Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Aprendizagem   Crítica (filosofia)   Experiências   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Experiência | Formação filosófica | Pedagogia Representacional | Ensino da Filosofia

Resumo

A A relação de ensino e aprendizagem em Filosofia se estabelece, como também se pode observar no âmbito das demais áreas do saber, através da lógica da explicação, na qual a dimensão formativa do sujeito depende, apenas, da transmissibilidade e compreensão de conteúdo. O contato com a Filosofia na escola se reduz, desse modo, à transmissão e à compreensão de conhecimentos através do método explicativo. Nota-se que a concretude dos pressupostos representacionais na formação escolar mantém a função educativa aquém da dimensão formativa capaz de ultrapassar a mera aquisição e reprodução de conteúdo. Sendo assim, o papel da experiência nas relações de aprendizagem, se apresenta como um elemento básico no processo de formação humana, que para nós, se manifesta como um problema: o entendimento que temos das coisas emerge, necessariamente, da explicação do outro? Ou, é realmente necessário um professor que nos ensine para que aprendamos? Como é possível aprender sem que alguém nos tenha ensinado? Nosso objetivo é, pois, problematizar o processo metodológico de ensino amparado na lógica explicadora e verificar as condições para postular uma possibilidade de aprendizado filosófico que não seja refém de uma explicação feita pelo professor. (AU)

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