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Concepções de estudantes no ensino de física tratadas em teses e dissertações brasileiras (1972-2011)

Processo: 13/07823-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Jorge Megid Neto
Beneficiário:Agatha Maria Momoli Giacopini
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Estado da arte   Construtivismo (educação)   Conceito   Formação de professores   Dissertação   Comunicação acadêmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concepções alternativas | concepções prévias | construtivismo | Ensino de Física | Estado da arte | construtivismo no ensino de física

Resumo

O presente projeto pretende cumprir dois objetivos principais. Num primeiro plano, está o mapeamento do campo de pesquisa sobre concepções prévias ou alternativas no Ensino de Física no Brasil. Esse mapeamento apresentará o conjunto de concepções de estudantes do ensino fundamental e médio, identificadas em teses e dissertações da área, levando em conta os resultados e processos, instrumentos e referências teóricas utilizados nas pesquisas. Num segundo momento, será elaborado um catálogo com as concepções encontradas, organizado por área de conteúdo da Física, e contendo as principais tendências das concepções alternativas identificadas nos documentos selecionados. O estudo estará apoiado em três principais modelos de desenvolvimento conceitual presentes na literatura sobre ensino de ciências: Mudança Conceitual, Evolução Conceitual e Perfil Conceitual. Os trabalhos serão selecionados a partir do Catálogo de Teses e Dissertações (1972-2011) do CEDOC-FE-UNICAMP e descritos com base nos seguintes indicadores: autor, orientador, ano de defesa, instituição, população, nível escolar, concepções identificadas, instrumentos e processos verificados para identificação das concepções, referencial teórico e modelo de desenvolvimento conceitual. Com isso, espera-se contribuir para o processo de formação dos professores ao dispor tal catálogo, favorecer um conhecimento mais amplo acerca dessa pesquisa em Ensino de Física, bem como auxiliar futuras pesquisas relacionadas ao campo das concepções prévias ou alternativas.

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