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Estudos Sociais da Ciência: perspectivas sociológicas da demarcação social do conhecimento científico

Processo: 13/12895-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Leila da Costa Ferreira
Beneficiário:Marcelo Fetz de Almeida
Supervisor: Steven Yearley
Instituição Sede: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Edinburgh, Escócia  
Vinculado à bolsa:12/16899-0 - Demarcações em crise: a segunda Revolução Científica e a ciência no Brasil oitocentista, BP.PD
Assunto(s):Sociologia da ciência   Conhecimento científico   Estudos interdisciplinares   Pensamento científico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência Romântica | conhecimento cientifico | Critérios de demarcação | Estudos Sociais da Ciência | Interdisciplinaridade | Programa Forte | Sociologia da Ciência

Resumo

Os Estudos Sociais da Ciência constituem parte integrante do diálogo sociológico contemporâneo, ampliando o cenário de análise do conhecimento científico. A gênese dessa importante tradição de pensamento está diretamente vinculada ao protagonismo intelectual de um grupo de cientistas sociais que, na Universidade de Edimburgo durante a década de 60, fundou a chamada Science Studies Unit com a preocupação de compreender sistematicamente as conexões de sentido entre o conhecimento científico e o mundo social. Sendo assim, apresentamos neste projeto de pesquisa uma proposta de estudo do processo de institucionalização e do fortalecimento do pensamento sociológico elaborado pelo Programa Forte em Sociologia do Conhecimento Científico da Universidade de Edimburgo. Entendendo a Escola de Edimburgo como um elemento central do cenário de Crise das Demarcações científicas, conforme observado na segunda metade do século XX, pretendemos com essa proposta de pesquisa contribuir com o estudo crítico das novas formas de interpretação sociológica do pensamento científico e com a análise da formação da atividade científica moderna. (AU)

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