Busca avançada
Ano de início
Entree

Responsabilidade social nas organizações: a formação do público interno

Processo: 13/13678-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Roseane Andrelo
Beneficiário:Renata Calonego
Supervisor: Alexandra L. P. Okada
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Open University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/01178-8 - Responsabilidade social nas organizações: a formação do público interno, BP.IC
Assunto(s):Educação corporativa   Literacia digital   Relações públicas   Sustentabilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Corporativa | Literacia Digital | Organização | Relações Públicas | Sustentabilidade | weSPOT | Educação Corporativa

Resumo

O advento da internet e, consequentemente, das redes sociais, permitiu criar um ambiente de maior participação do consumidor e a proximidade deste com as organizações, tendo, por conseguinte, uma nova geração consumidora, constituída por indivíduos críticos e atentos ao consumo consciente. Assim, empresas são levadas a repensarem sua atuação diante de um cliente cada vez mais exigente e preocupado com questões sustentáveis e de cidadania. Frente a esse contexto, a adoção de ações voltadas à sustentabilidade, informação e educação, por meio de uma gestão socialmente responsável, torna-se fundamental para a consolidação da imagem institucional demandada atualmente. Desta maneira, o presente projeto questiona como gerar competências em literacia digital para a formação de posturas socialmente responsáveis, com enfoque na sustentabilidade, com o público interno de organizações e investigar qual a consciência dos funcionários diante das ações da empresa em que trabalha. Portanto, tem como principal objetivo criar parâmetros para programas corporativos de formação, com foco em sustentabilidade, utilizando do espaço weSPOT, para proporcionar discussões e reflexões, promovendo a consciência e a formação de cidadãos plenos. A metodologia referente ao período na Inglaterra constará de três etapas: 1) aplicação de questionário para o público interno de uma empresa da área alimentícia, a fim de verificar o nível de consciência destes sobre segurança alimentar e sustentabilidade; 2) debate entre os funcionários por meio de redes sociais via weSPOT; 3) expansão dos dados para o uso em escolas, atingindo, também, o público externo visando o diálogo com a comunidade, por meio de parceria com outros pesquisadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)