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As elites produtoras de Minas Gerais e o debate sobre educação na passagem do Século XIX para o XX

Processo: 13/13576-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marta Maria Chagas de Carvalho
Beneficiário:Carolina Mostaro Neves da Silva
Supervisor: Mônica Raisa Schpun
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Vinculado à bolsa:11/12391-9 - DO CONGRESSO AGRÍCOLA, COMERCIAL E INDUSTRIAL ÀS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS: discursos e propostas sobre educação e formação profissional das elites produtoras mineiras (1896-1906), BP.DR
Assunto(s):Minas Gerais   Trabalhadores   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:elites | ensino profissional | Minas Gerais | Trabalhadores | História da Educação

Resumo

Neste projeto se propõe um estágio de seis meses na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, com os objetivos de atualizar bibliografia a respeito da história das elites e dialogar sobre a viabilidade da abordagem sobre as "elites produtoras mineiras", categoria central na pesquisa doutorado em desenvolvimento. O diálogo com a historiografia francesa que vem lidando com o tema das elites tem sido essencial para a sua definição, e deverá ser aprofundado nesta experiência. O estágio também possibilitará o diálogo com pesquisadores que vêm se dedicando a estudar a história do Brasil, entre os quais Mônica R. Schpun, da EHESS, com relevante produção sobre as elites paulistas. Pretende-se ainda fazer uma revisão bibliográfica sobre o ensino profissional na França, cujas iniciativas de instrução profissional no final do século XIX são citadas frequentemente no material pesquisado. Considera-se importante levantar os debates e iniciativas destinadas à instrução, empreendidos por grupos/indivíduos da sociedade civil ligados a atividades produtivas na França, a fim de elaborar um parâmetro para analisar as propostas mineiras, sobretudo quando apontam o caso francês como exemplar. (AU)

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