Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular de Inexinas e seu papel na formação das junções comunicantes em Rhynchosciara americana

Processo: 13/15654-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Machado Santelli
Beneficiário:Jorge Henrique Neves
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/03370-0 - Caracterização molecular de inexinas e seu papel na formação das junções comunicantes em Rhynchosciara americana, AP.R
Assunto(s):Inexinas   Junções comunicantes   Ovogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inexinas | junções comunicantes | ovogênese | Ovogenese

Resumo

Diferentes sistemas modelos têm contribuído amplamente para o conhecimento dos princípios básicos da biologia e também para a elucidação de aspectos específicos da interação entre genes, regulação gênica e biologia do desenvolvimento. A Rhynchosciara americana coloca-se como um sistema que vem contribuindo cada vez mais para o conhecimento da biologia celular por apresentar algumas vantagens práticas que o destaca entre os dípteros. O ovário de Rhynchosciara americana mostra-se interessante por apresentar características próprias, entre elas, o desenvolvimento sincrônico dos ovócitos e o fato que de cada um deles está associado a uma única e gigante célula nutridora. No entanto, pouco é conhecido sobre genes envolvidos tanto na manutenção da homeostase, como na comunicação entre as células envolvidas na ovogenese. Em invertebrados, os canais juncionais intercelulares que permitem a comunicação direta entre duas células são formados por proteínas denominadas inexinas. Deste modo, este projeto visa o estudo mais detalhado de genes envolvido na comunicação celular, principalmente aquele que codifica a inexina 4 no ovário de Rhynchosciara americana uma vez que esta proteina apresenta localização preferencial em linhagens germinativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, JORGE HENRIQUE; REZENDE-TEIXEIRA, PAULA; PALOMINO, NATALIA BAZAN; MACHADO-SANTELLI, GLAUCIA MARIA. Molecular and morphological approach to study the innexin gap junctions in Rhynchosciara americana. OPEN BIOLOGY, v. 11, n. 11, . (12/03370-0, 10/04282-2, 13/15654-6)