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Vocabulário receptivo e compreensão de leitura em escolares do 5º ano do ensino fundamental

Processo: 13/02963-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Ana Flávia de Oliveira Nalom
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Testes de linguagem   Compreensão da leitura   Crianças em idade escolar   Vocabulário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | avaliação | Compreensao | Leitura | Vocabulário | Leitura e Escrita

Resumo

Introdução: o vocabulário receptivo refere-se às palavras que a criança é capaz de compreender. A compreensão de leitura envolve processos cognitivos e exige eficiência na decodificação. Nesse sentido, verificar a associação entre vocabulário receptivo e a compreensão de leitura de escolares do 5º ano é necessária, uma vez que a decodificação fluente e a proficiência em habilidades metafonológicas não garantem uma boa compreensão de leitura. Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares de 5º ano do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em vocabulário receptivo e compreensão de leitura e verificar possíveis correlações entre ambas. Método: participarão deste estudo 60 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Os sujeitos serão avaliados individualmente. Inicialmente todos farão uma prova específica para avaliação do vocabulário receptivo por meio do teste de vocabulário auditivo TVF-Usp1 - Teste de Vocabulário por Figuras Usp. Em outro dia os escolares realizarão a prova de compreensão de orações e a prova de compreensão de textos, do teste PROLEC. Análise dos resultados: os dados relativos às provas aplicadas passarão por análise estatística descritiva e inferencial. Serão verificadas possíveis correlações entre as habilidades avaliadas. (AU)

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